Avaliar Imóvel

5 dicas que o vão ajudar a avaliar um imóvel em 2021

1º O que é a avaliação de imóveis?

A avaliação de imóveis é a aplicação de um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos que permitam estimar o valor de um imóvel.

Dito isto, o leitor deve ter dado conta do uso da palavra “estimar”, uma estimativa implica sempre um erro. Então, é determinante que quando se contrata um serviço de avaliação se tenha em conta a qualidade do mesmo. Nos pontos seguintes ficará com uma melhor ideia das perguntas certas a fazer antes de avançar com uma avaliação por uma qualquer entidade.


2º Quais os fatores que mais influenciam o valor final de um imóvel?

Perceber quais os fatores que mais influenciam o valor de um imóvel é determinante para a realização de uma melhor avaliação. Estes fatores têm importância distinta em casos distintos e por isso podem e devem ser escolhidos caso a caso.

De entre os fatores mais usados podem ser apontados os seguintes:

  • A área;
  • A localização do imóvel;
  • A qualidade construtiva;
  • Os acabamentos e equipamentos disponíveis;
  • A idade;
  • O estado de conservação;
  • A vista;
  • A orientação solar;
  • As acessibilidades;
  • A tipologia e a disposição da habitação.
 

3º  Quem faz a avaliação de imóveis?

Se a sua intenção for fazer uma avaliação particular tem vários meios que poderá usar, embora não seja de todo aconselhável faze-lo indiscriminadamente, como iremos explicar mais à frente.

De entre os players que mais frequentemente se prestam a fazer avaliações imobiliárias estão:

  • Empresas de avaliações ou o Perito Avaliadores de Imóveis;
  • Plataformas existentes na internet que fazem a avaliação do seu imóvel;
  • Os mediadores imobiliários ou empresas imobiliárias;
  • E ainda poderá verificar o valor atribuído pela avaliação fiscal do imóvel.
 

4º Será boa solução recorrer a uma avaliação gratuita?

No seguimento do ponto anterior onde apontamos as várias soluções disponíveis para realizarmos uma avaliação particular, iremos agora ressalvar alguns pontos importantes na análise destas soluções.

Recorrer a plataformas gratuitas

Quando o cliente recorre a uma das várias plataformas existentes na internet que dizem avaliar um imóvel sem qualquer custo deverá ter em conta que:

  •  Algumas destas plataformas visam recolher os seus dados para possíveis contactos posteriores no âmbito de marketing;
  • Sendo uma metodologia simplesmente estatística porventura não terá em conta todos os parâmetros que teria um avaliador que se desloque ao local iria ter e como tal a qualidade da avaliação resultante será altamente questionável.

Recorrer ao valor da avaliação fiscal

As avaliações fiscais são neste momento feitas “em massa” e como tal seguem um tratamento homogéneo que dificilmente oscila de acordo com o mercado atual, portanto quando consideramos este valor para percebermos o valor de um imóvel teremos um risco muito elevado da nossa conclusão ser totalmente desenquadrada da realidade.

Ainda restam duas opções que falaremos no último ponto, já a seguir.

5º Quais as vantagens de ter uma avaliação isenta?

A avaliação feita pelo mediador imobiliário não é necessariamente sinónimo de falta de qualidade, especialmente se este mediador estiver academicamente habilitado para fazer uma avaliação. Contudo, isto não é o que normalmente acontece e por vezes as avaliações são feitas sem qualquer rigor técnico, o que resulta em valores completamente dispares da realidade.

Para alem disso, um fator muito importante para que se possa realizar uma avaliação correta é que o avaliador em causa não tenha qualquer interesse que lhe possa ser atribuído sobre o imóvel a avaliar. No caso de um mediador imobiliário este conflito de interesses é notório e pode resultar em situações delicadas para ambas as partes.

Como repararam só restou uma opção que é também a única que aconselhamos a usar:

Recorrer a uma empresa de avaliação ou a um Perito Avaliador de Imóveis.

Para ilustrar melhor este ponto sobre a isenção deixamos um extrato de uma declaração de responsabilidade que deve acompanhar sempre um relatório de avaliação:

“O perito avaliador declara por sua honra profissional ter efetuado a avaliação em conformidade com as exigências em vigor. Tendo para tal examinado todos os documentos que lhe foram facultados.

O perito avaliador não possui qualquer interesse relacionado com o imóvel objeto de avaliação, nem tem qualquer relação explicita na lei que o impeça de levar a cabo a presente avaliação.”

Esta declaração vem datada e seguida da assinatura do avaliador responsável pela avaliação do imóvel.

Ou seja, mais vale confiar a avaliação de um imóvel às pessoas certas!

Agora que o leitor já percebeu a complexidade inerente a uma avaliação de um imóvel. Será, naturalmente mais fácil perceber a razão que nos leva a aconselhar optar por uma avaliação realizada por um profissional especializado e com a devida formação para o fazer.

Se quiser saber mais sobre o que é um profissional especializado para realizar uma avaliação de imóveis em Portugal  visite a nossa pagina de Peritos Avaliadores. Se quiser verificar alguns dos Peritos inscritos na CMVM pode clicar no link a seguir > CMVM.

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a perceber melhor como conseguir uma avaliação imobiliária de qualidade. Como empresa especializada que somos, estamos disponíveis para fazer qualquer avaliação de imóveis que possa precisar.

Se for esse o caso envie-nos agora um pedido de orçamento, sem qualquer custo para si!

A GSAVALIA realiza avaliações em Portugal, em qualquer distrito, socorrendo-se para isso de uma rede de avaliadores imobiliários que abrange todas estas zonas.

Quer ajuda para fazer a sua avaliação?